quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Vida moderna

Vida moderna
Viver na cidade grande reduz a expectativa de vida, diz estudo canadense
Um estudo da Universidade McMaster e do Instituto de Pesquisa em Saúde do Canadá acredita que viver nas grandes metrópoles reduz a qualidade de vida. Quem mora na zona rural vive mais e melhor do que quem mora na zona urbana. O estudo se iniciou em 2005, mas ainda não chegou ao fim.

De acordo com o estudo, viver nas grandes cidades contribui para o aumento do colesterol, da pressão arterial, da obesidade e do sedentarismo. Todos esses fatores são responsáveis pelas doenças cardiovasculares e o diabetes. As primeiras são as principais responsáveis pelas mortes de derrame e infarto.

No caso do Brasil, o colesterol alto é o maior responsável pelo infarto, que atinge 400 mil brasileiros por ano. Noventa por cento das doenças cardiovasculares podem ser evitadas com mudanças de estilo de vida. A vida sendetária, a exposição a altos índices de poluição e o estresse nas grandes cidades são prejudiciais.

Segundo a pesquisa, o homem moderno criou um ambiente propício para o desenvolvimento de doenças. Além de respirar um ar contaminado, ele aumentou o consumo de calorias ingeridas e optou por um cardápio rico em alimentos industrializados e com excesso de sal.

Por Carolina Abranches
Fonte: